29 março 2007

Orar no Espírito

A verdadeira oração é realizada no Espírito. Orar no Espírito não é falar em outras línguas, ou ter uma experiência de êxtase emocional. Mas, orar no Espírito significa orar conscientemente, em nome de Cristo, capacitado e dirigido pelo Espírito Santo a encontrar a vontade do Pai. Não é uma nova revelação, mas a iluminação espiritual necessária que nos dá o entendimento e convicção da vontade de Deus específica para um assunto.

O que é necessário para que realmente possamos orar no Espírito? Primeiro, a humildade é indispensável. O próprio Espírito Santo nunca toma à frente do Pai e do Filho. Ele exalta Cristo e glorifica o Pai, mas em nenhum lugar da Escritura exige glória para Si mesmo. Ele é glorificado pela sua divindade e a Sua participação nas obras da Trindade. Se ele sendo Deus não se exalta, não podemos orar diferente do modo como o Espírito atua. O nosso orgulho faz com a nossa voz soe diferente da intercessão do Espírito!

Em segundo lugar, para orar no Espírito é necessário que supliquemos por discernimento. Precisamos examinar as intenções do nosso coração, se o que estamos pedindo realmente é algo nascido na motivação de glorificar a Deus. É preciso discernir se não é algo que está comprometido com o erro, e que conseqüentemente causará escândalo. Se não entendermos o que estamos pedindo, podemos correr o perigo de fazer uma petição tola, imatura e inconseqüente. Não podemos abrir a boca ou liberar os pensamentos para solicitar a Deus o primeiro anseio que surge em nosso coração! Precisamos medir, pesar e avaliar se o nosso pedido é digno de ser colocado sobre o santo altar de Deus, e se ela não ofenderá o sacerdócio de Cristo. Deus não atende nenhum pedido que não coopere para o nosso bem, nem que deixe de glorificá-Lo (Rm 8:28).

Por último, para orar no Espírito é indispensável que desejemos ser cheios do Espírito. Por causa da grande confusão no meio evangélico este é outro assunto difícil de definir. A plenitude do Espírito é um processo que perdurará toda a nossa vida cristã. Ela não ocorre numa única experiência. Ninguém é tão pleno que não necessite mais ser cheio. Quanto mais bebemos do Espírito, mais sede teremos da Sua ação. Então, a crucial questão é como ser cheio do Espírito? A resposta inicia, no fato de precisarmos amadurecer o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gl 5:22-23, NVI). Somos enchidos conforme o fruto amadurece em nós! Somos dominados pelo Espírito e não pela carnalidade (Gl 5:16-21; Ef 5:18-19). Ser cheio do Espírito é quando o Espírito de Deus domina todas áreas da nossa vida com a Sua Palavra, nos quebrantando com a Sua poderosa presença, convencendo-nos profundamente dos nossos pecados, amadurecendo em nós o Seu fruto, e conduzindo-nos para a dependência na suficiência de Cristo, para a exclusiva glória do Pai.

A oração feita no Espírito não é um privilégio de alguns. Todos os salvos podem e devem aprender orar no Espírito. Todos estes têm dons do Espírito. Pelo Espírito Santo cada crente é batizado no Corpo de Cristo e todos são capacitados a orar por serem sacerdotes no Reino de Deus (1 Co 12:12-13; 1 Pe 2:9). Em Cristo, todos têm livre acesso ao trono da graça. Todos os verdadeiros salvos têm a habitação pactual do Espírito, que intercede eficazmente e apresenta a nossa necessidade diante do Pai (Rm 8:27). Se a tua oração não for no Espírito, então, ela não é orada pelo Espírito, nem aceita pelo Pai.

12 comentários:

Anônimo disse...

Por que então a biblia diz que quando oramos em outras linguas o nosso espirito ora de fato?
E o que a biblia diz em ICor 14:14-17... como explicar?
Gostaria que me tirassem essa dúvida.

wgb74 disse...

orar no espirito e uma oraçao elevada do seu eu com Deus poucos conseguem ser maduros espiritualmente pra falar com Deus mas so o conhecimento total e pleno na palavra e fé em cristo pode elevalo aeste nivel superior para com Deus.

Ewerton B. Tokashiki disse...

Caro Wonderson

Por favor, leia o artigo-resposta que o irmão Felipe Sabino escreveu. Estou muito atarefado para responder sua pergunta e afirmação.

http://www.monergismo.com/textos/pentecostalismo/resposta-carta-pentecostal_felipe-sabino.pdf

Em Cristo,
Pr Ewerton B. Tokashiki

rodrigo disse...

Se Jesus foi atarefado como o Senhor nos estariamos perdidos

Ewerton B. Tokashiki disse...

Caro Rodrigo
Desculpe-me a demora em responder, é que ociosidade e procrastinação são pecados dos quais dificilmente alguém poderia me acusar! E, apesar do nosso Senhor Jesus ser muitíssimo mais ocupado do que eu (Jo 5:17), Ele não perde nenhum dos que é dEle (Jo 17:12)!

Remeto os leitores para lerem o que já tem resposta pronta. Não aprecio reinventar a roda.

um abraço,
Pr Ewerton

Anônimo disse...

1 co 14:14 diz: por que se eu orar em linguas meu espirito ora,sim, mas o meu entendimento fica infrutifero.

se quando falo em linguas meu espirito ora, entao orar no espirito é o quê?
Se descobri a maneira de algo puro dentro de mim orar misterios, nao descobRi de fato comO orar no espirito?
Vamos parar de dar lugar pra satanas com ensinamentos erroneos da Biblia, vamos pedir dicernimento do Espirito Santo antes de publicar algo sobre a palavra.
se quando falo em linguas meu espirito ora, entao quando falo em linguas de fato oro no espirito.

Anônimo disse...

Se orar no Espirito não é orar em línguas então como explicar I cor 14:14-17. Desculpe irmão
você esta equivocado!!!!

Anônimo disse...

Estou com dúvida também com relação a este assunto. Os argumentos contra a afirmação"orar no Espírito significa orar em línguas" que vi nos textos bíblicos foram os seguintes: 1 Co 14(espírito está com letra minúscula);em Ef 6:18(espírito com letra maiúscula). Ainda em Ef 6:18, está escrito que devemos fazer isso orando e suplicando; e este é o problema. Se quem ora em línguas não sabe o que fala(1 co 14), como pode suplicar por alguém? Pior ainda no v.19 de Ef, quando Paulo pede para orar por ele também no Espírito. Acredito que essas muitas versões e traduções da bíblia estão causando muito problema. Até mais!

Unknown disse...

orar no espirito é algo glorioso, que apenas aqueles que começarem a orar sem pedir nada a deus, mas apenas poder senti-lo a cada dia ira entender, o que é orar no espirito,, meu msn evangelistadaultimahora@hotmail.com

Anônimo disse...

Irmão, acho que esse seu artigo está equivicado, sobre orar no espirito! Por isso caros irmão não devemos acreditar em tudo que lemos pela internet..... Leiamos mais atentamente 2 Co 14.... Paz!

Ewerton B. Tokashiki disse...

Realmente não devemos crer em tudo o que se escreve na internet, em especial comentários como o último!

Leia a sua Bíblia com mais frequência, se ela estiver correta e você errado, ela não deve ter 2 Co 14!

Estude mais a sua Bíblia!

Unknown disse...

eu nao falei isso; nao disse 2cor;14 ??/ só vai até o 13 rsrs;; fala serio,irmaoo