Orare et labutare

Oração não é entregar-se à ociosidade. Existe uma errônea idéia de que se orarmos e entregarmos a Deus o que estamos pedindo, então podemos cruzar os braços e descansar! É claro que quando oramos devemos entregar-nos para que o nosso Senhor Jesus cuide de todas as nossas ansiedades. Todavia, a soberania de Deus não anula a responsabilidade humana.

Neemias organizou o povo quando percebeu estar sendo ameaçado pela conspiração de Sambalá e Tobias. A sua organização envolvia o projeto de reedificação dos muros de Jerusalém e uma defesa contra o ataque dos adversários. A Escritura menciona que "ajuntaram-se todos ali de comum acordo para virem atacar Jerusalém e suscitar confusão ali. Porém, nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite" (Ne 4:8-9). A sabedoria que Deus concedeu a Neemias o levou a reconhecer que Deus estava no controle de tudo, mas, apesar disto eles não se fizeram negligentes. Não pararam a construção, nem baixaram a guarda contra os seus inimigos, pelo contrário, tornaram-se mais cautelosos ainda, sob a direção do Senhor.

Se você não estiver disposto a esforçar-se por aquilo que pede, como pode esperar que Deus o faça? Como você pode esperar que o Senhor lhe abençoe se você for um irresponsável? Agindo com negligência nos teus afazeres? Vivendo com omissão nos teus deveres? Como posso pedir que Deus converta muitas pessoas se não abro a boca, e não testemunho do evangelho? Como posso orar por boas notas, ou aprovação num teste ou concurso, se não me dedico a estudar? Deus não abençoa o erro, mesmo que seja com sinceridade. Não adianta orar e confiar que Deus pode abençoar, se você não quer se comprometer. Aquilo que é tua responsabilidade, Ele não irá realizar!

Sabemos que tudo é pela graça de Deus, não merecemos nada dEle! Alguém disse: oração exige orar e ação! Mas, não esqueçamos de que o nosso labor é obediência e não mérito pessoal. Por isso, novamente podemos citar João Calvino: orare et labutare, ou seja, ore e se esforce!

Comentários

Postagens mais visitadas